Hüttenpalast Hotel em Berlim, Alemanha

WhatsAppFacebookTwitterGoogle+
Conheça o surpreendente Hüttenpalast, um hotel de camping indoor no bairro de Neukölln em Berlim.

Siga o Voilà, Voyage nas redes sociais: InstagramTwitter

You can also read this post in English.

Tive o prazer de entrevistar Silke Lorenzen – co-proprietária junto com Sarah Vollmer – de um hotel muito curioso em Berlim, Alemanha. Hüttenpalast Hotel é um espaço de indoor camping onde os hóspedes podem dormir em trailers antigos e cabanas de madeira, inspirado na tradição germânica chamada “Schrebergartenglück” (explicada como a alegria de passar algum tempo em uma pequena horta). Localizado em um imóvel que antes era uma fábrica de aspirador de pó, o lugar recebe pessoas de todo o mundo: viajantes a negócio e famílias, de todas as idades. Silke me contou que o hóspede mais novo tinha apenas 2 meses e o mais velho 93 anos de idade. Elas também realizam muitas festas de casamento e aniversário ali, além de eventos corporativos.

HÜTTENPALAST HOTEL

Você disse que sempre amou viajar para uma cidade ou país onde tivesse um amigo local, assim você poderia ter uma experiência melhor do lugar. Mas, entre ser uma apaixonada por viagens e iniciar um negócio na área de turismo, há um grande passo. Por que você decidiu abrir um hotel?

Sarah e eu vivemos neste bairro desde os 16 anos. Sarah nasceu em Berlim e eu por mim mesma escolhi esta cidade para ser meu lar. Assim que começamos a pensar em empreender, nós sempre desejamos ficar em nossa vizinhança. Então, finalmente, nós discutimos sobre o que estava faltando em nosso bairro. Muitos cafés, restaurantes, galerias, salões e lojas já existiam, mas nós realmente sentíamos falta de um bom lugar onde nossa família e amigos pudessem passar a noite quando vinham nos visitar. Além disso, as pessoas sempre reclamam na vida (incluindo eu mesma, é claro): reclamamos do café servido em cafeterias, das camas e do serviço dos hoteis, dos nossos chefes, reclamamos de quase tudo… então, para mim, era hora de parar de reclamar e tentar mudar as coisas e me desafiar a fazer melhor.

Hüttenpalast fica em um imóvel que antes era uma fábrica de aspirador de pó. Quanto tempo demorou para o hotel ficar pronto? E quando ele abriu?

Oh, foi um processo bem longo. Nós começamos em 2009 procurando por uma locação na qual pudéssemos abrir um pequeno café e hostel. Nós vasculhamos quase todos os imóveis em nossa vizinhança e finalmente achamos este espaço com 2 antigos halls de fábrica com uma pequena loja na fachada para a rua. O imóvel estava sendo reformado à época. Então, nós começamos a escrever o plano de negócios. Como você sabe, houve a crise econômica mundial e nós sabíamos a importância de apresentar uma ideia realmente única, só assim um banco nos liberaria tão alto crédito. Berlim já tinha cafés e hoteis suficientes… Isso e o fato de manter a arquitetura ampla do hall nos levou ao conceito “quarto dentro do quarto”. Depois disso, a criatividade veio e no final, havia o Hüttenpalast. O planejamento levou todo o inverno 2009/2010 e fechamos negócio com um banco na primavera de 2010. Então, tivemos que lidar com as autorizações legais de funcionamento. Este foi um período bem exaustivo porque não havia negócios comparáveis. Mas finalmente nós pudemos abrir em maio de 2011.

HÜTTENPALAST - CARAVAN - INNER

Cada trailer e cabana tem seu tema próprio. O quanto vocês se envolvem no projeto, design e decoração deles?

Na verdade, 100%, mas nosso período de construção também atraiu a atenção em nossa vizinhança. Como você deve saber, muitas pessoas criativas e artistas se mudam para Neukölln. Nós temos muitos amigos criativos que nos ajudaram e inspiraram a cada dia. Mas, no final, éramos nós duas que juntávamos todas as ideias em um único conceito.

Vocês realizam alguns eventos no Hüttenpalast. Em que espaço eles ocorrem? Como vocês harmonizam os eventos e os hóspedes?

Nós organizamos os eventos aqui no Hall 1, incluindo o jardim e o café/restaurante. Esses eventos têm de ser planejados com 3 a 6 meses de antecedência porque todo o espaço precisa ser reservado exclusivamente para isso. Nenhuma acomodação pode ser feita ao mesmo tempo. Por isso que a maioria dos eventos são festas de aniversário e de casamento ou eventos corporativos.

HÜTTENPALAST - CAFE - INNER

O hotel tem também um jardim e uma cafeteria. Eles são abertos ao público externo ou apenas para hóspedes?

Nós tivemos o café e o jardim abertos ao público por 4 anos. Infelizmente, as despesas eram muitas e o público pequeno para manter a gastronomia. Agora, nós servimos um grande buffet de café da manhã para nossos hóspedes diariamente e mantemos um cardápio para eventos. O jardim continua aberto ao público em geral (somente durante o dia).

HÜTTENPALAST - GARDEN

Quantos trailers e cabanas vocês oferecem atualmente? Planos para expandir o negócio?

Nós temos 2 halls (com 200 metros quadrados cada). Cada hall possui 6 trailers/cabanas e o 3º hall foi reformado e dividido em 6 grandes suítes de hotel. Não planejamos expandir. Amamos o fato de tocar um negócio pequeno e manter o contato pessoal com os hóspedes.

Qual a melhor coisa do Hüttenpalast na sua opinião?

O momento em que os hóspedes fazem check out com um grande sorriso no rosto e dizem que tiveram uma experiência única e que voltarão com amigos.

‘Danke schön’, Silke & Sarah, pela entrevista! E parabéns por esse empreendimento único, criado com tanta paixão, persistência e suor!

 

CAM ICON Todas as imagens por Jan Brockhaus.

ÍCONE HOTEL Reserve aqui ou aqui sua hospedagem no Hüttenpalast Hotel em Berlim, Alemanha.

FACEBOOK 30PX Siga Hüttenpalast Hotel no Facebook.

 

Tem um negócio criativo na área do turismo também? Entre em contato.
WhatsAppFacebookTwitterGoogle+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Don´t do that!!